segunda-feira, 23 de abril de 2012

Limpe o seu guarda-roupas.


É verdade que no guarda-roupas guardamos muito mais que roupas. Eu coloco ali papelaria, perfumes e outros cosméticos, peças de computadores e etc. Mas o essencial mesmo é guardar roupas. E com o tempo, trabalho, crediário nas lojas de varejo, vamos comprando roupas. Usamos essas roupas até que um dia elas ficam inapropriadas para o uso. Não, elas não ficam rasgadas, porém elas ficam desbotadas, as cores perdem aquela vivacidade, o tecido não é mais elástico, macio e assentado, coisas poucas, no entanto indesejadas em uma sociedade estética e consumista.

Tudo bem, eu não vou fazer aqui um discurso ambientalista ou anti-consumista. Contudo quero falar sobre o benefício de se fazer uma limpeza no guarda-roupas, pois a dinâmica de comprar roupas, usá-la até o dia que achamos que as usamos demais e que elas não são tão confortáveis e bonitas empanturra nosso guarda-roupas. Limpá-lo faz perceber que guardamos muita coisa às quais somos apegados, mas que realmente não precisamos e que quando tiramos dali abrem espaço para coisas novas.

Além disso, tirar roupas velhas do guarda-roupas é um exercício de memórias e sensações. Lembramos-nos dos dias que compramos aquelas roupas, o que fazíamos antes ou depois, a que eventos fomos com aquela roupa, quem estava conosco, em que consistia a nossa rotina por aqueles dias, lembramos-nos do que não tínhamos e também do que perdemos, em geral bem pouco. Mas enfim. No meu caso, isso me traz um misto de saudade e satisfação por ter chegado aonde cheguei hoje.

Também, tirar roupa de um lugar requer tirar outras também, o que deixa certo rastro de bagunça, portanto precisamos organizar melhor o espaço, criar novos critérios de organização. Roupas para dias especiais passam a ser usadas para ir ao trabalho e as roupas do trabalho servem para usarmos em casa naquele sábado quente de se lavar o carro. Nesse, tira, muda de lugar, junta, separa, muda de lugar outra vez, coloca, enfim, aproveitamos e encontramos outras coisas que pensávamos ter perdido, por exemplo, R$60,00, ou o telefone daquele especialista médico que pensamos hoje não ser mais necessário, por enquanto pelo menos.

As roupas velhas, olhar para elas nos dá um misto de felicidade, pois pensamos logo compraremos mais. Todavia também sentimos um pouco de egoísmo, pois temos um apego sentimental por elas e até sentimos pena delas ou remorso. Porém, se levamos para alguém que precisa mais, tranquiliza e recompensa saber que elas terão uma segunda chance servindo para pessoas que, por falta de condição talvez, não sejam tão efêmeras como nós.

E assim, vai se uma mala de coisas velhas embora da minha vida. É bem verdade que eu deveria organizar mais meu espaço, tirar velhas coisas também, não só objetos, mas memórias, costumes, pessoas e tudo mais.

Enfim, limpe o seu guarda-roupas. 

Um comentário:

  1. Eu já sou do tipo q adora uma roupa velha ... definitivamente não curto roupa nova, me sinto prezo, amarrado, estranho ... coisa de maluco ou de velho mesmo ...
    Agora limpar e organizar as coisas eu já adoro ... sempre e sempre estou eu lá a limpar e reorganizar minhas coisas nos armários e principalmente no armário da vida ...
    Qto ao apego eu não sou tão assim não ...

    bjão

    ResponderExcluir